Executada entre 2010 e 2014, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Diagnóstico Nacional do Esporte vai mapear as instalações esportivas no Brasil e produzir dados referentes à caracterização e localização das estruturas disponíveis. O estudo vai ser utilizado na criação de um banco de dados que dará suporte e referência às ações do ministério para garantir o acesso ao esporte.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está levantando informações oriundas do Ministério do Esporte, Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Lei Orçamentária Anual (LOA), Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), Federação Internacional de Futebol (FIFA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Além de contar com dissertações e teses nacionais e internacionais sobre financiamento do esporte. O objetivo é gerar dados contábeis e financeiros para um diagnóstico apropriado sobre o financiamento do esporte no Brasil, além de dar suporte a futuras iniciativas ministeriais.
A pesquisa já iniciou o estudo cerca de 3 mil atos legais - federais, estaduais e municipais -, no recorte histórico de 1851 até 2013, para estabelecer nexos entre o desenvolvimento das forças produtivas relacionadas ao esporte e a legislação que as sustenta e regulamenta.